PJ deteve Presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal


O Presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, foi detido. É um dos cinco detidos pela PJ no âmbito de uma investigação relativa à presumível viciação de procedimentos de contratação pública. As detenções ocorreram no âmbito da operação «Éter» que implicou buscas em entidades públicas e sedes de empresas. Em causa está a suspeita de viciação de procedimentos de contratação pública no valor de vários milhões de euros.

Em comunicado, a PJ refere que os cinco detidos estão indiciados por crimes de corrupção e participação económica em negócio em procedimentos de contratação pública no Norte do País.

“A investigação, centrada na actividade de uma pessoa colectiva pública, determinou a existência de um esquema generalizado, mediante a actuação concertada de quadros dirigentes, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste directo com o desiderato de favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular", pode ler-se no comunicado.

Além de Melchior Moreira, foram detidas mais duas pessoas associadas ao Turismo Porto e Norte de Portugal, além de dois empresários das zonas da Maia e Viseu, de acordo com a edição online do Correio da Manhã. Ainda de acordo com o Correio da Manhã, está em causa um esquema de corrupção onde foram desviados vários milhões de euros para fins particulares. O Braga e o Vitória terão sido beneficiados com o esquema criminoso. Recorde-se que em Junho passado o Vitória e o Braga foram alvo de buscas pela PJ. Na altura o Vitória emitiu um comunicado confirmando as buscas e sublinhando que "foi prestada toda a colaboração às autoridades e estará sempre disponível para colaborar neste ou em outro qualquer momento em que tal seja solicitado". 

A PJ efectuou 11 buscas, domiciliárias e não domiciliárias, nas regiões de Porto, Gaia, Matosinhos, Lamego, Viseu e Viana do Castelo, envolvendo 50 elementos, incluindo inspectores, peritos informáticos e peritos financeiros e contabilísticos.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 42 e os 54 anos, sendo três dirigentes de entidade pública e dois empresários, vão ser presentes a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

 

Marcações: Vitória, Polícia Judiciária, Melchior Moreira

Imprimir Email