Presidente da Câmara diz que Dia do Exército deveria ser comemorado anualmente em Guimarães


O Presidente da Câmara afirmou fazer todo o sentido que o Dia do Exército seja comemorado anualmente em Guimarães. Falando na sessão que marcou o início das comemorações que decorreu no Paço dos Duques de Bragança, Domingos Bragança justificou a sua proposta lembrando que foi em Guimarães que se constutuiu o primeiro exército que viria a ganhar a Batalha de S. Mamede dando origem á nacionalidade portuguesa.
Promento retomar o "assunto" durante as comemorações do Dia do Exército, o Presidente da Câmara manifestou a sua satisfação por ver que os monumentos de Guimarães são os primeiros que o Exército português mapeou através de uma solução baseada na tecnologia Laser Scan a três dimensões que permitirá proceder à sua reconstrução original em caso de catástrofe. Foram mepeados o Castelo, o Paço dos Duques de Bragança, a Capela de S. Miguel, o Largo da Oliveira, a Torre da Alfândega e a Muralha.

Numa cerimónia que decorreu no Paço dos Duques de Bragança o Exército português apresentou ainda novos equipamentos militares, nomeadamente fardamento de protecção, em resultado de diversas parcerias com entidades nacionais.
Na sua primeira representação oficial, o novo Chefe de Estado Maior do Exército, tenente-general José Nunes da Fonseca, falou de inovações que fazem com que o Exército português esteja "na linha da frente a nível europeu e mundial".

A cerimónia foi presidida pela nova secretária de Estado da Defesa Nacional. Ana Santos Pinto, por sua vez, enalteceu e qualidade do trabalho de parceria que permitiu dotar o Exército com novos equipamentos, salientando a sua importância económica dado que os materiais produzidos apresentam "potencial de exportação".

As comemorações do Dia do Exército vão prolongar-se em Guimarães até ao próximo dia 28.

Marcações: dia do exército

Imprimir Email