Orçamento Participativo de Guimarães 2018 apresentou seis propostas vencedoras

As seis propostas vencedoras do Orçamento Participativo (OP) de Guimarães 2018 foram apresentadas esta sexta-feira, no Palácio Vila Flor. Desporto Para todos (50 mil euros); Requalificação dos Pontilhões entre Brito e Silvares (50 mil euros) e Projeto OfiSénior (25 mil euros) foram as propostas vencedoras referentes ao Nível 1.

No Nível 2 as propostas vencedoras foram: Requalificação da Nascente do Rio Selho (31 mil euros); Escola de Saberes (42 mil euros) e Reavivar Memórias (36 mil euros). Informa-se que Nível 1 reporta-se a propostas em áreas de intervenção com população (Censos 2011) igual ou superior a quatro mil habitantes, em que existia um número mínimo de votos de 500. O Nível 2 reporta-se a propostas em áreas de intervenção com população inferior a quatro mil habitantes, em que o número mínimo de votos correspondia a 10% da população (Censos 2011), posteriormente ajustado em proporção.

O OP de Guimarães 2018 apresentou 27 propostas, número superior ao do ano anterior, das quais 17 foram a votação e seis saíram vencedoras, registando-se ainda um acréscimo de quase dois mil votos na participação dos vimaranenses.

Foram apresentadas 13 propostas na área da Sustentabilidade Ambiental, oito propostas na área do Voluntariado e Solidariedade e seis propostas na área da Cultura, colocadas à votação entre 4 de Setembro e 4 de Outubro, através de SMS, Online e Voto Presencial.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Paula Pinto, diz que o número de propostas podia ser superior tendo em conta o tamanho do concelho, mas salientou que o município continua a trabalhar na construção de uma "cidadania mais activa". "Este é um caminho muito importante a ser feito. Para um território 48 freguesias é ainda um número que pode ser melhorado, mas continuamos a trabalhar para que cada vez existam mais propostas e nos compliquem a nossa vida", disse.  

Marcações: Orçamento Participativo

Imprimir Email