Câmara Municipal de Guimarães vai monitorizar pedreiras do Concelho



A Câmara Municipal de Guimarães vai proceder à monitorização das pedreiras existentes no concelho e definiu já um plano de ação para atualização do levantamento das pedreiras, designadamente no que concerne às questões de segurança, prosseguindo um trabalho efetuado em 2015.

O anúncio foi feito em comunicado, referindo que "este processo será executado de forma transversal envolvendo a Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística, Divisão de Fiscalização e Departamento de Obras Municipais". "Através dos dados disponíveis, existem pedreiras nas freguesias de Gonça, na União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar, na União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo e na União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão S. João e Vermil", indica.

De acordo com a Câmara Municipal de Guimarães, o processo de monitorização das pedreiras "tem como objetivo apurar o estado do arruamento público, tendo em consideração a sua utilização com trânsito de transportes pesados; as infraestruturas existentes na proximidade (redes de abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais, rede de águas pluviais, rede de telecomunicações e rede de infraestruturas elétricas); as linhas de água; proximidade de habitações, vedação e anexos das pedreiras, bem como a confrontação com arruamentos públicos."

O Município de Guimarães irá proceder também à identificação da entidade licenciadora, licença de exploração, proprietário e/ou explorador.


Marcações: Câmara Municipal de Guimarães, pedreiras

Imprimir Email