Guimarães na liderança no número de Espaços do Cidadão

Guimarães abriu o 19º Espaço do Cidadão, em Urgezes, ocupando o topo da hierarquia quanto ao número de balcões por concelho, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro. O Espaço do Cidadão disponibiliza um conjunto de serviços na sede da Junta de Freguesia, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 20h00.

O presidente da Junta de freguesia de Urgezes, Miguel Oliveira, destacou o conjunto de serviços disponíveis, sendo que ainda podem ser adicionados mais de forma gradual.

Já o presidente do município, Domingos Bragança, sublinhou a proximidade dos serviços com a população. "Não faz sentido que com a tecnologia que existe que as pessoas tenham a necessidade de se deslocar à Câmara para tratar dos serviços do Estado", disse.

Por seu turno, o Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, frisou que Guimarães é o concelho com maior número de Espaços cidadãos em Portugal e um "exemplo" para todos os concelhos do país. "É uma mudança de paradigma dos serviços públicos do Governo que deixa de estar preocupado com a sua lógica interna de funcionamento e passaram a estar preocupados com os cidadãos, com as empresas e com aqueles que beneficiam do serviço público", afirmou.

Luís Goes Pinheiro recordou ainda que com este novo serviço, Portugal passa a ter 526 Espaços do Cidadão, dos quais 296 abriram nos últimos três anos, que atenderam mais de 1.100 mil pessoas.

Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Direcção Geral de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE), Inspecção Geral das Actividades Culturais (IGAC), Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Ministério da Saúde (Serviços Partilhados), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Instituto da Segurança Social (ISS), Caixa Geral de Aposentações (CGA), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Instituto dos Registos e Notariado (IRN), Direcção Geral da Administração da Justiça (DJAG), Automóvel Clube de Portugal (ACP) e Agência para a Modernização Administrativa (AMA) são as entidades disponíveis no novo Espaço do Cidadão em Urgezes.

Marcações: Espaço do Cidadão

Imprimir Email