Obra de requalificação do Teatro Jordão e Garagem Avenida começou esta segunda-feira


A obra de requalificação do edifício do antigo teatro Jordão e da Garagem Avenida, na Avenida D. Afonso Henriques, iniciou-se esta segunda-feira, com um prazo de execução de ano e meio.
A regeneração do espaço representa um investimento superior a 11,5 milhões de euros. 

“O edifício do Teatro Jordão está na memória dos vimaranenses e completará ainda a reabilitação de Couros, que queremos enquadrar no âmbito do Património Mundial da Humanidade, sendo um novo espaço do conhecimento”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacando a preocupação em manter a memória do edificado.

O novo piso sobre o edifício Jordão será composto por uma estrutura metálica, revestido por uma fachada cortina em vidro e elementos metálicos. No edifício da Garagem Avenida, o embasamento voltado para o pátio interno será revestido a chapa de zinco e na cobertura do volume térreo será para manter a telha “Marselha”.

O projecto contempla um auditório de 400 lugares, a nova Escola Música da Academia Valentim Moreira de Sá (Conservatório de Guimarães) e ainda espaços dedicados ao curso de Artes Performativas e Visuais da Universidade do Minho, conferindo uma nova vida ao edifício com 80 anos.

Depois de reabilitado o Teatro Jordão e o edifício contiguo, da antiga Garagem Avenida, naquele espaço ficará a sede para o curso de Artes Performativas da Universidade do Minho e a Escola de Música. 

Para além de solucionar as necessidades da Universidade do Minho e da Sociedade Musical de Guimarães, responsáveis por garantir a sustentabilidade do equipamento, a recuperação do edifício "torna-se fundamental no processo de candidatura da zona de Couros a Património Mundial, como extensão do centro histórico, já apresentada à UNESCO", lê-se num comunicado da Câmara.

segunda, 07 janeiro 2019 16:34 em Sociedade

Marcações: Teatro Jordão, Garagem avenida

Imprimir