Proteção Civil emite aviso alertando para as baixas temperaturas

O frio, que se vai acentuar em todo o país a partir de amanhã, levou a Proteção Civil a emitir um aviso à população. Tal como os meteorologistas já haviam alertado, a partir de amanhã, sexta-feira, as temperaturas mínimas no território continental vão oscilar entre os -4º C e os 6ºC, e a máxima entre os 4ºC e os 18ºC.

Além das temperaturas baixas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para o vento, que irá soprar esta quinta-feira e sexta-feira, de quadrante Leste, soprando mais intenso nas terras altas (até 50 km/h), em especial durante a noite e manhã, por vezes com rajadas até 70 km/h, na região do Norte e Centro.

Atenção ainda para o acentuado arrefecimento noturno e formação de geada. Face à descida das temperaturas, irá sentir um desconforto térmico elevado até à madrugada de sábado, sublinha a Proteção Civil.

A Proteção Civil alerta também para a eventual formação de gelo em troços de estradas com ensombramento permanente e para a necessária especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.

Para fazer face ao frio que se vai fazer sentir, a Proteção Civil e a Direção Geral de Saúde reafirmam um conjunto de comportamentos que a população deve implementar, tanto a nível individual como a nível coletivo. Desde logo, evitar a exposição prolongada ao frio, manter o corpo quente vestindo várias camadas de roupa, protegendo as extremidades e bebendo bebidas quentes.

Marcações: Frio, temperaturas

Imprimir Email