Vimágua: «BE tem opinião pouco esclarecida»


Reagindo ao comunicado do Bloco de Esquerda, o Presidente do Conselho de Administração da Vimágua afirma que aquele Partido "tem uma opinião pouco esclarecida", tanto no que respeita a água captada por facturar como em matéria de investimento.

Segundo Armindo Costa e Silva, "o BE confunde perdas de água com água por facturar", considerando que os 36,8% de água não facturada incluem "furto de água, utilizações ilícitas e a água usada pelos bombeiros no combate a incêndios".

Relativamente a investimentos, o Presidente do Conselho de Administração da Vimágua lembra que a prioridade estabelecida pela empresa intermunicipal está direccionada para a "expansão das redes de água e saneamento por forma a universalizar o serviço às comunidades", lembrando que actualmente a cobertura dos concelhos de Guimarães e Vizela, no que respeita à água é de 98% e em matéria de saneamento 91%. Ainda assim, acrescenta Armindo Costa e Silva, a Vimágua "investiu em dois anos dois milhões de euros em substituições de redes", referindo os casos das obras realizadas na Rua das Eiras e Rua dos Cutilileiros, em Creixomil, na Cidade, na Rua Dr, José Sampaio, em Azurém,na Rua de Francos e na Rua da Fé e em Penselo, na Rua Eng. Duarte Amaral. 

Em matéria de investimento e eficácia do serviço prestado, referiu ainda a substituição de 20 mil contadores que permitirão realizar leituras mais rigorosas.
"Mas também investimos na impermeabilização dos reservatórios da Pégada, Serzedelo, Guardizela e Frades, em Vizela, num investimento que rondou os 300 mil euros e em contadores na rede que permitirão detectar em tempo real fuga ou furto de água", referiu o Administrador da Vimágua
 Armindo Costa e Silva lembrou ainda que a Vimágua tem em curso um Plano de Acção denominado 20 2020 que tem por objectivo atingir uma taxa de 20% em matéria de perda de água, considerada Boa, até ao ano 2020.
"É uma meta que compromete todos dentro da Vimágua, trabalhadores e administração", salientou.


sexta, 11 janeiro 2019 18:24 em Sociedade

Marcações: Vimágua, Bloco de Esquerda

Imprimir