Câmara de Guimarães disponível para parceria com Governo para reabilitar Bairro da Emboladoura em Gondar

O Presidente da Câmara de Guimarães vai propor à Secretária de Estado da Habitação uma parceria com o Governo para reabilitar o bairro social da Emboladoura, em Gondar.

O anúncio foi feito por Domingos Bragança, no final da reunião do Executivo desta quinta-feira, ao referir que o encontro com a governante está agendada para o próximo dia 7 de Fevereiro.

"Sinto-me mal", afirmou, referindo-se à degradação daquele conjunto habitacional cuja maioria dos espaços pertencem ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). "Vou propor uma parceria, independente da transferência de competências e do processo de descentralização", acrescentou, indicando como solução: "o Governo dá o que tem que dar... a Câmara não tendo que dar, dará... Porque não posso ver aqueles imóveis com aquele estado de degradação".

O Autarca mostrou-se disponível para arranjar uma solução em função das diferentes situações existentes naquele bairro, nomeadamente, "após inquérito sócio-económico, conceder apoio às famílias". "Temos de encontrar uma solução jurídica porque o facto de algumas fracções pertencerem privados, não pode continuar a condicionar a requalificação daqueles imóveis", realçou, considerando: "não queria que este processo ficasse para as calendas".

A revelação do Presidente da Câmara surgiu a propósito da proposta de celebração de um contrato de comodato com a Junta de Gondar, sobre a antiga EB1 de Calvário, naquela Freguesia.

Pretende a autarquia instalar ali a sua sede, que funciona actualmente numa cave do empreendimento de habitação social da urbanização da Emboladoura, propriedade do IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, pagando uma renda mensal de 209 euros.

A proposta foi aprovada por unanimidade.

quinta, 31 janeiro 2019 15:30 em Sociedade

Marcações: IHRU, bairros sociais, Gondar, secretária de Estado da Habitação, habitações sociais, Bairro da Emboladoura

Imprimir