Guimarães recebe exercício para resposta em situação de catástrofe internacional



Medical Response to Major Incidents (MRMI) é a designação da formação internacional, pós-graduada, diferenciada na área da emergência e catástrofe, certificada por entidades internacionais como ESTES (European Society for Trauma and Emergency Sugery) e Board Europeu do MRMI, que vai decorrer de 22 a 24 de Março nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas.
Nesta acção, será efectuado um teste, tendo como pano de fundo para o cenário de simulação o Estádio D. Afonso Henriques, que receberá jogos da Final Four da Liga das Nações, agendados para 5 e 9 de Junho.
Este treino é ministrado em Portugal pela equipa de formadores do Madeira Internacional Disaster Training Center (MIDTC), e é considerado uma das melhores formações para resposta à emergência em situações de catástrofe a nível internacional, destinado a todos os agentes de Protecção Civil, Bombeiros, Polícias, GNR, Exército, Marinha, Força Aérea, Enfermeiros, Médicos, Psicólogos e todos quantos desempenham funções de protecção e socorro às populações.
A formação é baseada num modelo de simulação avançada, treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multivítimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente multivítimas, ou seja, numa catástrofe.
Esta edição contará com o Apoio e Colaboração da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC).
A organização está a cargo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, com o apoio do Município de Guimarães, e o director de curso é o médico Filipe Serralva, director do Serviço de Urgência do Hospital Nossa Senhora da Oliveira.
As inscrições devem ser feitas através do site www.bvtaipas.com.


Marcações: Protecção Civil, Bombeiros das Taipas, catástrofe, Medical Response to Major Incidents

Imprimir Email