Artur Santos Silva evocou exemplo da Escola de Sagres para a modernização de Portugal

As universidades e os centros de investigação existentes no País assumem actualmente o papel da Escola de Sagres, na época dos Descobrimentos. Da sua acção depende o "salto vencedor" para a modernização de Portugal.
A ideia foi defendida por Artur Santos Silva, durante a conferência subordinada ao tema «A Europa 2030: Educação, Investigação e Inovação», organizada este sábado pelo Lions Clube de Guimarães.

O conferencista lembrou o período glorioso dos Descobrimentos e o contributo da Escola de Sagres, numa trajectória que deve servir de inspiração para as academias nacionais que devem ter uma relação mais próxima com a comunidade e o tecido empresarial.

"A Escola de Sagres fez apostas científicas, criou soluções de equipamentos, investiu na tecnologia e na formação dos marinheiros", afirmou, referindo que "cada viagem era imediatamente tratada e a viagem seguinte incorporava os ensinamentos da anterior". Actualmente, "os navegadores são os empresários, "os empreendedores que têm de se atirar ao mar" com tudo o que os outros dão... São a chave decisiva da modernização do País".

Agraciado com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto e pela Universidade Nova de Lisboa, Artur Santos Silva desempenhou funções como Director do Banco Português do Atlântico, Secretário de Estado do Tesouro, Vice-Governador do Banco de Portugal, Fundador do Banco BPI, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e Presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, sendo actualmente do Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto.

Para o conferencista, os professores do ensino básico têm uma missão central na formação dos portugueses, "são evangelizadores", tendo insistido na necessidade de "dar mais atenção à formação" desses profissionais.

Excerto do artigo que será publicado na íntegra na edição de 13 de Fevereiro de 2019 do jornal O Comércio de Guimarães.

domingo, 10 fevereiro 2019 00:06 em Sociedade

Marcações: Lions Clube Guimarães, Artur Santos Silva

Imprimir