Expansão da rede Guimarães-WIFI a novos espaços do concelho

As principais áreas do espaço público de interesse no concelho de Guimarães, como Centro Histórico e área urbana contígua, já dispõe do acesso gratuito à rede Guimarães-WIFI com a expansão aos auditórios do Centro Cultural Vila Flor, Multiusos, Turitermas e ainda aos empreendimentos sociais de Azurém, Coradeiras, Creixomil, Mataduços, Mesão Frio, Monte de S. Pedro e Urgezes.
O Guimarães-WIFI é uma rede WI-FI de acesso gratuito à internet, criada em 2005 e que vem sendo expandida até ao presente ano. Em 2018, o Município de Guimarães integrou os primeiros 2.800 municípios europeus contemplados com um vale WiFi4EU pela União Europeia, investimento que permitirá o reforço desta rede e integrará na rede europeia de conectividade sem fios (Wi-Fi) gratuita nos espaços públicos, que a iniciativa WiFi4EU promove.


Actualmente cobre as principais áreas do espaço público de interesse no concelho de Guimarães, no Centro Histórico e área urbana contígua: Largo da Oliveira, Praça de S. Tiago, Largo Cónego José Maria Gomes, Largo do Toural, Largo da Misericórdia, Rua Rainha D. Maria II, Largo das Laranjeiras, Largo de Donães, Largo Condessa do Juncal, Alameda de S. Dâmaso, Avenida República do Brasil, Praça da Plataforma das Artes e da Criatividade, Mercado e Feira, envolvente do Instituto do Design à Rua da Ramada, envolvente do Paço dos Duques e envolvente do Palácio Vila Flor.
A rede alarga-se agora ao Parque da Cidade (envolventes da Alameda Conselho da Europa e lago, Parque da Cidade Desportiva, Penha (Parque de Campismo da Penha e Santuário da Penha - frente à igreja), auditórios do Centro Cultural Vila Flor, blackbox e foyer da Plataforma das Artes e da Criatividade, pavilhão, auditório, salas formação do Multiusos e auditórios da Turitermas e Avepark.
O Guimarães-WIFI passa a estar disponível ainda nos seguintes serviços: Welcome Centre, Loja de Turismo da Praça de São Tiago, Casa da Memória (acolhimento), Salas de Ensaio do Teatro Jordão (acolhimento) e Central de Camionagem (sala de espera).

A grande novidade é a cobertura nos empreendimentos Sociais (salas de apoio) de Azurém, Coradeiras, Creixomil, Mataduços, Mesão Frio, Monte de S. Pedro e Urgezes. A rede WI-FI é constituída por diversos pontos de propagação, oferecendo acesso gratuito, com autenticação usando endereço de correio electrónico ou via redes sociais.


Marcações: WiFi4EU, internet, Guimarães-WIFI

Imprimir Email