Associação Vimaranense de Hotelaria desaconselha taxa turística

A Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) reagiu em comunicado ao anúncio do Presidente da Câmara de implementar uma taxa municipal turística em Guimarães.

A Associação discorda com a intenção de aplicar a taxa municipal às dormidas dos hóspedes em Guimarães, pois "atentaria seriamente contra o fluxo de turistas e visitantes que presentemente escolhem a nossa cidade, colocando evitáveis entraves ao desenvolvimento do turismo". A AVH afirma que existiu uma "precipitação da posição" do Autarca vimaranense, atendendo que foi encomendado a uma entidade externa um estudo especificamente sobre a aplicação da taxa.

Desta forma, a Associação apela à revisão da posição manifestada de aplicação de uma taxa municipal turística, "abrindo a matéria ao debate público, sem prejuízo de nos prestarmos a ulteriores considerações, logo que sejam conhecidas as conclusões do estudo ainda em curso".

Para além disso, a AVH recorda que não foi esclarecido o modo de cobrança e destinatários da referida tributação, sendo que a Associação não discordaria da aplicação de uma taxa associada ao chamado “turismo de excursão”.

Desta forma, a Associação explica que aceitaria uma taxa se o alvo for o chamado “turismo de excursão”, "sendo paga pelos visitantes e/ou operadores turísticos que, respectivamente, usufruem e oferecem dessa modalidade". "Já que não apenas é esta forma de nos visitar a que tem registado maiores números, como é a que vem causando, por via disso, maior desgaste no património histórico de Guimarães, contando que a receita prevista com a cobrança da referida taxa se destinará, conforme já foi dito, à conservação e reabilitação deste nosso património", pode ler-se no comunicado.

segunda, 18 fevereiro 2019 10:36 em Sociedade

Marcações: Associação Vimaranense de Hotelaria, taxa turística

Imprimir