Patronato de S. Sebastião investiu 1,8 milhões de euros na requalificação de imóvel histórico

O edifício cheira a novo e a alegria das crianças contrasta com os anos de história que as suas paredes carregam. As obras de renovação do imóvel do Patronato de S. Sebastião ficaram concluídas no final do ano passado, mas só no próximo mês serão oficialmente inauguradas.

O Presidente da Direcção da Instituição congratula-se com a conjugação de esforços que garantiu a execução de um projecto de reabilitação arrojado que assegurou a manutenção de um serviço de alcance social, numa das ruas mais movimentadas da Cidade. "Esta obra abraça dois mundos: o respeito pela exigência imposta na requalificação dos edifícios do Centro Histórico e a adaptação necessária para a prestação do nosso serviço com qualidade, em cumprimento das exigências do Ministério da Educação e da Segurança Social", apontou o Padre José Antunes, satisfeito com as condições proporcionados pelo imóvel recentemente remodelado.

No total, a concretização da intervenção exigiu um investimento de um milhão e 800 mil euros. "É um investimento avultado, que nos orgulha, mas que obrigará a um esforço financeiro considerável nos próximos anos", justifica o responsável, ao sublinhar que o projecto não foi contemplado com fundos comunitários como se previa inicialmente.

"Não obteve qualquer comparticipação comunitária, nem da parte da Segurança Social", afirmou o sacerdote, ao enaltecer o apoio assegurado pela Câmara de Guimarães que concedeu no ano passado um subsídio de 100 mil euros. "Este ano vamos tentar novamente sensibilizar a Autarquia para ajudar a garantir a sobrevivência desta Instituição, porque a recuperação deste imóvel valoriza o conjunto edificado da Cidade e serve de exemplo para outras entidades, porque aqui há um serviço a funcionar permanentemente", continua, reconhecendo que "os encargos nos próximos dois anos serão avultados".

Depois da inauguração, gala no Multiusos

O Arcebispo de Braga e Primaz das Hespanhas, D. Jorge Ortiga, vai presidir à cerimónia inaugural das obras de requalificação do edifício do Patronato de S. Sebastião, localizado na Rua de Camões, em Guimarães. A cerimónia está marcada para o próximo dia 16 de Março, começando com a realização de uma eucaristia às 17h30, na igreja de S. Sebastião, seguindo-se a inauguração e bênção das instalações às 19h00.
Depois deste momento solene, à noite, a partir das 20h00, o Patronato de S. Sebastião vai organizar uma gala com jantar, no Multiusos de Guimarães.

Excerto do artigo que está publicado na íntegra na edição de 27 de fevereiro de 2019 do jornal O Comércio de Guimarães.

quinta, 28 fevereiro 2019 09:41 em Sociedade

Marcações: Multiusos, Inauguração, Patronato de São Sebastião

Imprimir