Petição pública defende elevação do 24 de Junho de 1128 - Batalha de S. Mamede a feriado nacional

Decorre uma petição pública que defende a elevação a feriado nacional do 24 de Junho, dia da Batalha de S. Mamede - Dia Um de Portugal.
Trata-se de uma iniciativa da «Grã Ordem Afonsina - Vida e Obra do Rei Fundador», por decisão tomada em sessão de assembleia geral extraordinária daquela entidade sediada em Guimarães.

No texto da referida petição sublinha-se que "cada país tem, pelo menos no ocidente, um dia próprio para comemorar a Nação", sendo que isso acontece na data da sua independência. Ora, segundo os subscritores, a Batalha de S. Mamede que registou o triunfo das tropas lideradas por D. Afonso Henriques sobre as tropas de sua mãe apoiadas por Fernão Peres de Trava, "iniciou a definição do território que hoje é Portugal".
Na petição «Feriado nacional a 24 de Junho - Dia da Batalha de S. Mamede - Dia Um de Portugal», sublinha-se que a criação de tal feriado nacional "configura um acto de justiça para com D. Afonso Henriques", e uma decisão que "encontrará apoio numa larga maioria de portugueses".
A petição pode ser encontrada no endereço https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT92411.


quarta, 20 março 2019 15:27 em Sociedade

Marcações: Petição pública, 24 de Junho de 1128 - Batalha de S. Mamede , feriado nacional

Imprimir