Bombeiros das Taipas organizam exercício para resposta em situação de catástrofe

Começa esta sexta-feira e prolonga-se até domingo em Guimarães o curso «Medical Response Major Incidents» (MRMI). Trata-se de uma formação pós-graduada internacional, na área da emergência e catástrofe que será ministrado no quartel dos Bombeiros Voluntários das Taipas.

O curso que vai reunir mais de 100 participantes em representação das mais variadas entidades ligadas à protecção civil e terá direcção formativa de Filipe Serralves, director do Serviço de Urgência do Hospital da Senhora da Oliveira. Participam no evento representantes da protecção civil, bombeiros, PSP, GNR, Exército, Marinha, Força Aérea, enfermeiros, médicos, psicólogos, numa formação única internacional.
O «Medical Response to Major Incidents» é um curso certificado por entidades internacionais como ESTES (European Society for Trauma and Emergency Sugery) e Board Europeu do MRMI, e vai decorrer nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas.


O curso é ministrado em Portugal pela equipa de formadores do Madeira Internacional Disaster Training Center (MIDTC), e é considerado uma das melhores formações para resposta à emergência em situações de catástrofe a nível internacional, destinado a todos quantos desempenham funções de protecção e socorro às populações.
A formação é baseada num modelo de simulação avançada, treinando toda a cadeia de comando, como se tratasse de um cenário real: cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multivítimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente multivítimas, ou seja, numa catástrofe.
O evento conta com o apoio do Município de Guimarães.

Este tipo de exercícios teve origem na Suécia em 2009 sob a responsabilidade de  Sten Lennquist e, desde então, têm-se realizado em vários países, dada a facilidade com que a resposta à catástrofe se encaixa no modelo que suporta a formação.
Na última década realizaram-se várias formações por toda a Europa, nomeadamente na Suécia, Croácia, Eslovénia, Itália, Holanda, Dinamarca e Portugal tornaram-se exemplos com reconhecido sucesso.
Em Portugal, o grupo de instrutores do MRMI foi já responsável pela formação de muitos profissionais de várias áreas no Funchal, Angra do Heroísmo, Cascais, Lisboa,
Coimbra, Oliveira de Azeméis e Aveiro. 
Já existiram 17 cursos em todo o País mas esta é a primeira edição que contará com o apoio e colaboração da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC).


Marcações: Bombeiros das Taipas, catástrofe, Medical Response Major Incidents

Imprimir Email