Prémio Mundial de Engenharia de Pontes «BERD-FEUP WIBE» entregue em Guimarães

O primeiro Prémio de Inovação Mundial em Engenharia de Pontes foi entregue a um grupo de autores da Universidade de Queensland, na Austrália, na cerimónia presidida pelo Presidente da República que, ontem, decorreu no Paço dos Duques de Bragança.

Segundo o Júri, os autores do trabalho evidenciaram-se ao demonstrar o maior potencial de inovação e contribuir para o desenvolvimento da engenharia de Pontes em todo o mundo. O projecto vencedor do WIBE PRIZE é um longo resultado de um trabalho de I & D, com o objectivo de desenvolver um sistema de pontes inovador que permitirá uma construção sustentável e rápida. Este novo sistema de pontes (DSTA) consiste num tubo exterior de polímero reforçado com fibra, num tubo interior de aço e um preenchimento com uma camada de betão entres eles.

O tipo de pontes DSTA proposto é leve, durável, de baixo custo, baixa energia incorporada e de construção rápida, constituindo uma alternativa muito atractiva ao tradicional projecto de pontes.

Lançado em 2015, o prémio que tem o valor monetário de 50 mil dólares assume o propósito de partilhar a nível internacional o sucesso do modelo de investigação e desenvolvimento que a BERD e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto têm vindo a aplicar nos últimos anos e manter ambas as instituições em contacto com a vanguarda da engenharia internacional de pontes, ao mesmo tempo que contribuem para a sua evolução.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas.

marcelo-em-guimaraes-1.JPG marcelo-em-guimaraes-2.JPG marcelo-em-guimaraes-3.JPG

quarta, 27 março 2019 11:34 em Sociedade

Marcações: Presidente da República, Prémio de Inovação Mundial em Engenharia de Pontes, BERD-FEUP WIBE

Imprimir