Ministra da Saúde garantiu entrada em funcionamento da Unidade de Cardiologia de Intervenção e Diagnóstico no Hospital de Guimarães

A Ministra da Saúde garantiu, esta quarta-feira, que a entrada em funcionamento da Unidade de Cardiologia de Intervenção e Diagnóstico, existente no Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, está dependente dos pareceres da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS) e da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS).

Respondendo a uma questão colocada pelo deputado vimaranense do PS, Luís Soares,na audição parlamentar na Comissão de Saúde, Marta Temido adiantou que a entrada em funcionamento carece "de autorização para aquilo que já é um facto consumado". "É uma realidade com a qual, muitas vezes, nos confrontamos: primeiro as coisas acontecem e depois são suscitadas as autorizações necessárias ao Ministério da Saúde. Foi um desses casos. Houve um grupo de mecenas, aos quais é justo agradecer, que por uma iniciativa local optaram por facultar ao Hospital a instalação de uma Unidade de Cardiologia de Intervenção e Diagnóstico", assinalou a governante.

"Essa obra foi concretizada, a Unidade está instalada, ela não corresponde exactamente ao desenho inicial da rede de referenciação para esta área e esse é um facto que nos causa algum constrangimento, mas não será por isso que não vamos resolver o problema e do que se está a aguardar é o ultimar dos pareceres que duas entidades têm que emitir: a ARS Norte e a ACSS para que depois a Unidade possa iniciar o seu normal funcionamento que é muito bem-vindo", acrescentou Marta Temido, em resposta à questão colocada pelo parlamentar socialista.

Recorde-se que a instalação deste serviço resultou da acção de personalidades e entidades que contribuíram para o projecto de criação do Laboratório de Hemodinâmica do Serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães, integrado na criação da Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular.

Marcações: Hospital de Guimarães, Ministra da Saúde, Unidade de Cardiologia de Intervenção e Diagnóstico

Imprimir Email