Alunos do secundário que residam a mais de três quilómetros da escola vão ter transporte escolar gratuito em Guimarães

A partir do mês de abril, o transporte escolar será gratuito em Guimarães para todos os alunos do secundário que residam a mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino.
Esta é uma das acções da proposta que foi aprovada por unanimidade pelo Executivo vimaranense, na reunião realizada esta quinta-feira, para fomentar a utilização do transporte público, em detrimento do transporte individual.
Outra medida aprovada destina-se ao próximo ano lectivo – 2019/2020, através da comparticipação de 50% dos passes de alunos do ensino básico e secundário, que residam a uma distância inferior a 3 quilómetros do estabelecimento de ensino
A terceira acção, também dirigida a crianças e jovens até aos 18 anos, visa a comparticipação em 50% dos passes para o mês de agosto, período de férias escolares e actualmente não abrangido pelo passe escolar.
A Autarquia vimaranense propõe-se também a comparticipar o passe da Linha Cidade (TUG) aos assinantes do passe da CP – Comboios de Portugal, com origem / destino em Guimarães, comparticipando em 7 euros o valor do passe da Linha Cidade.
A proposta foi aprovada por unanimidade, mas o Vereador do CDS-PP, António Monteiro de Castro, considerou que "o projecto deveria ter pensado outras medidas", observando são muito dirigidas à população estudantil. "Se é um plano para descarbonizar só estamos a apoiar quem já usa o transporte colectivo", disse.

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, realçou que as medidas tiveram em consideração a "compensação das famílias que já têm muitos encargos".

A implementação destas quatro ações implicará para a Câmara de Guimarães uma despesa total estimada de 546 mil 269 euros, sendo 532 mil 612 euros, financiados pelo Fundo Ambiental e 13 mil 656 euros pelo Município de Guimarães, ao abrigo do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART).

Excerto do artigo que será publicado na íntegra na edição de 3 de Abril do jornal O Comércio de Guimarães. A reportagem radiofónica dos assuntos abordados durante a reunião poderá ser ouvida no próximo sábado, depois das 11h00, no programa «Largo do Toural», da Rádio Santiago.

Marcações: Guimarães, transportes, estudantes, Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos, reunião de câmara

Imprimir Email