Vereação aprovou por unanimidade subsídio para nova auto-escada dos Bombeiros de Guimarães

Foi aprovada por unanimidade a proposta de atribuição de um subsídio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães até a um máximo de 600 mil euros, a pagar em três prestações, sendo que a primeira vence em 2020. Trata-se de um subsídio que tem por objectivo ajudar a financiar a compra de uma nova auto-escada com características especiais que seja "acessível e manobrável no Centro Histórico".

O Presidente da Câmara justificou o apoio, no âmbito da acção dos serviços de Protecção Civil. "Temos apoiado todas as corporações de bombeiros da Cidade e da vila das Taipas, mas temos aqui uma carência de equipamentos. Se houver um incêndio com gravidade no Centro Histórico não temos uma auto-escada com capacidade para entrar nas ruas estreitas e ninguém perdoará ao Presidente da Câmara que não tenha atendido ao pedido dos bombeiros para subsidiar esse equipamento", afirmou, vincando: "o primeiro responsável da Protecção Civil em Guimarães é o Presidente da Câmara e tenho de estar atento a todas as solicitações atendíveis e bem fundamentadas que contribuam para aumentar a segurança das pessoas e dos seus bens".

Em declarações aos jornalistas, Domingos Bragança fez questão de esclarecer que a nova auto-escada para os bombeiros de Guimarães atende às necessidades da sua área de intervenção, observando a importância de existir "uma complementaridade entre os equipamentos e as corporações estão muito envolvidas nessa articulação de esforços e cada uma com os seus meios cooperarem para resolverem os problemas de incêndios no nosso território e nos outros concelhos". "A auto-escada adquirida pela corporação da vila das Taipas está preparada para acudir a situações em imóveis de grandes dimensões. Aqui, estamos a complementar a competência das nossas corporações com equipamento eficaz e adequado à intervenção em ruas estreitas da Cidade, das vilas ou de outro local em que, em caso de incêndio, seja necessária uma auto-escada", acrescentou.

quinta, 11 abril 2019 18:03 em Sociedade

Marcações: auto-escada, reunião camarária, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães

Imprimir