Aumento do salário mínimo para 850 euros pedido nas comemorações do 1º de Maio em Guimarães

Guimarães, com um desfile em que estiveram representadas várias forças sindicais e que percorreu o centro da Cidade.

Volvidos 133 anos do massacre de Chicago que deu origem às comemorações, centenas de pessoas marcaram presença nas comemorações sob o lema "Avançar nos Direitos, Valorizar os Trabalhadores".

Com o palco montado no Largo do Toural, na intervenção que antecedeu a manifestação, Joaquim Daniel, Coordenador da União de Sindicatos de Braga, realçou que "o aumento dos salários é determinante para uma estratégia de desenvolvimento, para a melhoria das condições de vida, para o combate à pobreza, para os aumentos futuros das pensões de reforma", revelando que a CGTP está apostada na valorização do trabalho e propõe o aumento salário mínimo para os 850 euros, em 2020.

Durante a manifestação ouviram-se palavras de ordem como "o povo unido, jamais será vencido", "a luta continua nas empresas e na rua" e "o aumento do salário é justo e necessário".
Os participantes percorreram as ruas de Santo António, Gil Vicente e Paio Galvão, continuando as comemorações do 1º com a animação musical a cargo de diferentes artistas, terminando com os versos de Zeca Afonso «Grândola Vila morena, Terra da fraternidade, O povo é quem mais ordena..." entoados em coro por aqueles que se encontravam no Largo do Toural.

Marcações: Largo do Toural, 1º de Maio, comemorações, CGTP-IN

Imprimir Email