VÍDEO: 10 anos a transformar gatos "cinco estrelas"

Esta segunda-feira o Gatil Simãozinho, da escola Santos Simões, comemora o 10º aniversário.

A responsável pelo projecto que tem por objectivo acolher e tratar gatos, Luísa Veiga, faz um balanço positivo a 10 anos de "muito" trabalho.

"É um projecto que não dá para fechar as portas. São 10 anos de muita paixão e por isso o projecto ainda está vivo. Temos ajudado muitos felinos. Mas este é um trabalho, sobretudo, de sensibilização dos meninos que abandonavam os animais. Sentimos que esta sementinha que lançamos há 10 anos surgiu efeito. Há muitos jovens que mudaram mentalidade", refere.  

Segundo a responsável, este é o primeiro projecto pedagógico do género no país, com animais livres numa tipologia diferente.

O projecto permitiu ainda ajudar crianças com necessidades educativas, como é exemplo a iniciativa levado a cabo durante dois anos na Unidade de Multideficiência da Escola João de Meira. "Nós levamos os nossos gatinho para mostrar algum amor e as crianças esboçam um sorriso quando veem a chegar um gato. Por tudo isto, a escola está orgulhosa", afirma.

Os animais chegam ao gatil muitas vezes em más condições, mas recebem assistência veterinária, permitindo criar gatos "cinco estrelas".

O gatil Simãozinho já permitiu mais de 300 adopções e neste momento conta com 54 gatos.

segunda, 13 maio 2019 14:31 em Sociedade

Marcações: Gatil Simãozinho

Imprimir