Moradores de Polvoreira queixam-se de "invasão" de ratazanas nas casas

Os moradores da Rua das Lameiras, em Polvoreira, queixam-se que as suas habitações e ruas estão a ser "invadidas" por ratazanas. Segundo os moradores, a principal origem da praga estará nas instalações dos serviços municipais de Armazém e Oficinas da Vitrus e no rasto dos camiões que atravessam a rua.

Ontem, terça-feira, cerca de 20 moradores concentraram-se junto das instalações da Vitrus, em Polvoreira, para manifestar o seu desagrado, chamando a Guarda Nacional Republicana para tomar conta da ocorrência. Bruno Freitas, um dos moradoradores presentes, frisou que "dificilmente" não se encontra uma ratazana quando anoitece.

"Quando cheguei à noite em casa deparei-me com quase 50 ratazanas. Uma coisa incrível. Não consegui dormir a noite toda a tentar afastar as ratazanas. Até acordei os vizinhos para lhes alertar e eles ficaram parvos, porque nunca imaginaram. Talvez por não estarem na rua à noite", contou Bruno Freitas, acrescentando que as "pessoas estão com medo" de uma eventual propagação das ratazanas. "Isto é um atentado à saúde pública", sublinhou.

Os moradores alegam que já participaram a situação a várias entidades, concretamente à Câmara Municipal de Guimarães, Vitrus, Protecção Civil, Bombeiros de Guimarães, Polícia, Delegação de Saúde de Guimarães e Porto.

Segundo Bruno Freitas, a única resposta que obteve foi da Junta de Freguesia de Polvoreira, que garantiu uma desratização "assim que possível".

Contactada pelo jornal O Comércio de Guimarães, a Câmara Municipal de Guimarães refere que "houve uma situação comunicada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Polvoreira e uma vez que já estava prevista uma intervenção de limpeza naquela freguesia na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, entendeu-se incluir o local agora sinalizado, e que nada tem a ver com as oficinas da Câmara de Guimarães, tendo sido comunicado igualmente aos respetivos proprietários que se comprometeram a proceder à limpeza do espaço".

 

Marcações: Polvoreira, Vitrus, ratazana

Imprimir Email