Gruta da Senhora de Lurdes está a ser renovada na montanha da Penha

A Irmandade da Nossa Senhora do Carmo da Penha está a remodelar a gruta de Nossa Senhora de Lurdes, um dos espaços dotados de importante simbolismo no processo de desenvolvimento da sacralização do alto da montanha. 

A cavidade rochosa está situada nas imediações do monumento dedicado ao Papa Pio IX. "Era um local que apresentava alguma degradação, estava a reclamar obras de conservação", admitiu o Juiz da Irmandade, Roriz Mendes, ao justificar que a intervenção que está a decorrer enquadra-se no "trabalho constante" da Instituição de "renovar, preservar e valorizar" o património natural e edificado da Penha. 

Recordando que a imagem de mármore da Senhora de Lurdes foi oferecida no final do século XIX por um benemérito, Fernando de Castro Abreu Magalhães, de Fafe, negociante em Petrópolis, no Brasil, Roriz Mendes assinalou que "a colocação da imagem naquela gruta ocorreu por ocasião da Festa de Nossa Senhora do Carmo (em 17 de Julho de 1892), originando a primeira peregrinação anual à Penha em 8 de Setembro de 1893 (no mesmo dia da inauguração do monumento dedicado ao Pio IX).

A imagem da Virgem de Lurdes foi entronizada em 19 de Julho de 1893. A partir desta data passaram a realizar-se as peregrinações anuais à Penha.

Com o passar dos anos, a gruta sofreu diversas obras e até chegou a existir um gradeamento que delimitava o local, permanecendo nos penedos as marcas desse gradeamento. 

A prática do culto à Nossa Senhora de Lurdes, na Penha, recebeu influências das aparições da Virgem à pastorinha francesa Bernardette Soubirous. Este fenómeno, ocorrido em 1858 (na gruta de Massabielle, em Lourdes, França), expandiu-se rapidamente além fronteiras.

No dia 16 de Fevereiro de 1958 iniciaram-se no alto da Penha, diante da Gruta da Senhora de Lurdes, as comemorações oficiais do centenário de Massabielle, com a presença do Arcebispo Primaz D. António Bento Martins Júnior, e do Bispo da Guarda, tendo a devoção dos vimaranenses à Imaculada Conceição sido registada para a posteridade mediante uma inscrição gravada num dos penedos do local: "O povo de Guimarães/ aos pés da Imaculada no/
1º centenário/ das Aparições de Lurdes/14-IX_958".

Marcações: gruta da senhora de lurdes, Irmandade da Penha

Imprimir Email