Municípios da CIM do Ave aderem à Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade presidiu, esta quarta-feira, à cerimónia de assinatura de protocolos com as Autarquias que integram a Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do AVE) sobre a nova geração de cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Na cerimónia realizada na sede da CIM do Ave, Rosa Monteiro destacou que os protocolos agora celebrados com os Municípios de Guimarães, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vizela, Fafe, Mondim de Basto e Vila Nova de Famalicão, estão  enquadrados na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação.

A governante defendeu que, "em termos gerais, em todo o território, há três áreas de intervenção: a promoção de políticas de igualdade entre mulheres e homens, a prevenção e combate à violência que integra as novas formas de violência, com o reforço do envolvimento dos parceiros locais e o combate à discriminação em razão da orientação sexual e da identidade de expressão de género e características sexuais, os direitos das pessoas LGBTI". "Assinala-se esta quarta-feira nove anos da possibilidade de casamento de pessoas do mesmo sexo e há ainda um longo caminho a percorrer para a garantia e reconhecimento dos direitos, é uma área que deve ser mais trabalhada a nível local", comentou a Secretária de Estado, insistindo na necessidade de implementar medidas para as quais existem linhas de financiamento sujeitas a candidaturas. "Sem a vontade política e sem mobilização de profissionais nada disto se concretiza", apontou, ao salientar que "cada Município deve adaptar as metas da estratégia nacional à realidade do território".

Marcações: protocolos, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Comunidade Intermunicipal do Ave, Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação

Imprimir Email