Município de Guimarães distinguido com selo de excelência de «Qualidade em Voluntariado»



O Município de Guimarães foi distinguido com o Selo de Excelência de Qualidade em Voluntariado – Join4Change, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, atribuído ao Banco Local de Voluntariado (BLV), pelas suas boas práticas.

Reconhecendo o papel basilar do voluntariado na promoção da cidadania, da democracia, da solidariedade e coesão social, o Município criou o Banco Local de Voluntariado de Guimarães para corresponder a todas as exigências prementes, registando cerca de 1.500 inscritos.

O BLV tem investido de forma sistemática na sensibilização, quer junto da comunidade, quer junto das organizações promotoras de voluntariado, para a necessidade da manutenção de elevados padrões de qualidade e rigor, no que diz respeito à actuação junto da comunidade, de acordo com sistemas de identificação, análise e valorização dos programas de voluntariado implementados.
Desta forma, verifica-se o reconhecimento da importância da gestão do voluntariado e a sistematização das suas práticas, bem como o aumento do reconhecimento do BLV pelos seus parceiros e público-alvo, e consequente visibilidade, transparência, competitividade e credibilidade, lê-se num comunicado do Município.

O Selo de Qualidade em Voluntariado Join4Change é um sistema de identificação, análise e valorização da qualidade de práticas de gestão de programas de voluntariado. Este baseia-se na atribuição de um Selo através de um quadro de classificação em três níveis - Compromisso, Prestígio e Excelência – sendo atribuído o nível de Excelência ao Município de Guimarães.


segunda, 10 junho 2019 17:52 em Sociedade

Marcações: selo , excelência, Qualidade em Voluntariado

Imprimir