Festa a Santo António organizada pelo Grupo da Cruz de Pedra na Quinta do Costeado

A Festa ao Santo António, organizada pelo Grupo Cultural e Recreativo da Cruz de Pedra, este ano vai realizar-se nos terrenos da Quinta do Costeado, em Creixomil.

Com a construção da Ecovia, a zona da Meia Laranja, deixou de ter o espaço que por esta ocasião era transformado em recinto de festejos e para continuar a garantir a tradição de festejar o santo popular foi encontrada uma solução alternativa, nos terrenos da propriedade que foi adquirida pela Câmara de Guimarães e que vai acolher a futura Escola-Hotel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

A Presidente da Direcção do Grupo Cultural e Recreativo da Cruz de Pedra justificou que os festejos a Santo António constituem "um dos principais marcos culturais" da actividade da Instituição, associando-se este ano à comemoração dos seus 50 anos de existência.

"A Quinta do Costeado está muito ligada à Cruz de Pedra e vai proporcionar um cenário muito bonito para os festejos", salientou Liliana Freitas, ao realçar que desta forma os utilizadores da Ecovia poderão continuar a usufruir daquele equipamento durante os festejos. "É uma excelente solução", observou a dirigente, ao justificar que o espaço dos festejos encontra-se delimitado para garantir a segurança dos participantes e tornar agradável o convívio proporcionado pelos festejos.

Com a instituição a assinalar 50 anos de existência precisamente amanhã, dia de Santo António, Liliana Freitas considerou que o momento exige uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a afirmação e sobrevivência do Grupo Cultural. "Havendo homens e mulheres com vontade de trabalhar em prol da comunidade, vamos conseguir dar continuidade ao projecto", observou, vincando que está em curso o processo de reformulação dos estatutos, adaptando-os às novas exigências da sociedade, permitindo até que as mulheres pudessem integrar o rol de associados e corpos sociais. "Houve uma evolução e estamos empenhados em contribuir para o dinamismo da cultura vimaranense", acrescentou Liliana Freitas, reconhecendo que o dia de Santo António é também a data da fundação da associação, ao recordar que terá sido um grupo de jovens que, por brincadeira, roubou a imagem do santo popular e decidiu fazer uma fogueira e uma festa a Santo António. "E assim nasceu o movimento que deu origem ao actual Grupo Cultural e Recreativo da Cruz de Pedra", disse Liliana Freitas, a sorrir, indicando que o avô - Albano Baptista - integrava esse grupo.

Actualmente com 25 anos, a dirigente da colectividade considerou que "há um legado que importa honrar e a festa a Santo António faz parte da alma da Instituição".

Os festejos começam esta quarta-feira com a noite de Santo António, onde não faltará a barraca da sardinha assada. A animação estará a cargo de Daniel Pereira Cristo, pelas 22h00. Amanhã, à mesma hora, actuará a banda "Os lobitos", na sexta-feira, subirá ao palco Zezé Fernandes e, no sábado, o grupo Creiximir. Os juízes da festa são o João Afonso e a Ana Rita.

quarta, 12 junho 2019 09:15 em Sociedade

Marcações: Grupo Cultural e Recreativo da Cruz de Pedra, Cruz de Pedra, Santo António

Imprimir