Manuscrito de «Os Lusíadas» confiado à Sociedade Martins Sarmento

O grupo «Voltar à Escola», formado por antigos professores e outros profissionais da Escola Secundária Martins Sarmento, confiou à Sociedade Martins Sarmento o exemplar manuscrito d’Os Lusíadas.

Numa cerimónia realizada ontem e que serviu para assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, a edição foi formalmente entregue, pela representante do grupo, Salete Abreu Pinto, ao Presidente da centenária Instituição vimaranense, Paulo Vieira de Castro, num momento que foi o culminar do tributo prestado à Língua Portuguesa iniciado em finais de 2017.

Com o lema «Dê 10 minutos à Língua Portuguesa», 450 pessoas deram o seu contributo ao projecto que, na introdução escrita por Carlos Poças Falcão é classificado como "um belo e consciente anacronismo de amor a Camões e aos Lusíadas".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, colaborou na edição, escrevendo as três últimas estrofes da obra prima de Luís Vaz de Camões, juntando-se assim ao desafio que envolveu pessoas, com idades entre os 6 e 95 anos e de diferentes nacionalidades.

 

sexta, 14 junho 2019 11:58 em Sociedade

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, Escola Secundária Martins Sarmento

Imprimir