Medalha de Honra atribuída ao Presidente da República vai ser entregue em 2020

A Medalha de Honra atribuída ao Presidente da República vai ser entregue no próximo ano, nas comemorações da Batalha de S. Mamede. Marcelo Rebelo de Sousa que chegou a manifestar disponibilidade para vir a Guimarães, acabou por indicar impossibilidade de agenda, trocando a presença em Guimarães nas comemorações do 24 de Junho de 1128, alegadamente por já ter compromisso para deslocações a Braga e ao Porto.

Na próxima segunda-feira, Guimarães comemora os 891 anos da Batalha de S. Mamede. O programa festivo de mais um aniversário do Dia Um de Portugal, integra cinco inaugurações, sendo cinco em freguesias e uma na Cidade.

O périplo das inaugurações começa já esta quinta-feira, às 10h30, com a ampliação do cemitério de Atães. Prossegue no sábado, às 10h00, com a inauguração do novo acesso ao Centro Escolar de Ponte. Uma hora depois, é inaugurada a requalificação do Fontanário da Baixinha, em Moreira de Cónegos. Pelas 12h00, procede-se à inauguração de infraestruturas de apoio ao parque de lazer de Lordelo. O programa é retomado segunda-feira, com as duas últimas inaugurações. Às 11h30 procede-se à inauguração da Escola Básica das Taipas. Ainda na segunda-feira, pelas 16h30, no Paço dos Duques de Bragança, será apresentado o livro «Castelo de Guimarães: Livro-Guia do Centro Interpretativo».

O ciclo de inaugurações termina domingo, dia 30, às 11h00, com a inauguração do Adarve da Muralha.

No dia festivo, segunda-feira, o programa começa às 9h30 com a cerimónia do hastear das bandeiras no edifício da Câmara Municipal, com a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. Segue-se uma missa solene, às 10h00, na Igreja da Oliveira. Na mesma hora será dada a partida para o passeio de bicicleta «Dia Um de Portugal», com presença assegurada dos ciclistas profissionais Tiago Machado e José Mendes. A concentração está marcada para as 9h00, junto ao Estádio D. Afonso Henriques.

O momento alto das comemorações, a tradicional sessão solene de aposição de medalhas honoríficas, está marcada para as 18h00, estando marcada para o Largo da Oliveira. Caso as condições atmosféricas não o permitam, a sessão realizar-se-à no Paço dos Duques de Bragança. A Câmara Municipal de Guimarães ainda não divulgou quem presidirá às celebrações.

quarta, 19 junho 2019 11:20 em Sociedade

Marcações: Medalha de Honra, Comemorações do 24 de Junho, programa

Imprimir