CIAC de Guimarães é um Centro de "excelência"

O CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor de Guimarães comemora 30 anos. No âmbito da comemoração, promoveu o Encontro Nacional de CIAC – Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor. O Encontro teve como tema «Consumo e Plataformas Digitais», e abordou temas da actualidade como a publicidade e os influenciadores digitais, os novos desenvolvimentos do Livro de Reclamações Electrónico, o comércio electrónico, bem como a questão da consolidação da Rede de CIAC.

A propósito da efeméride, a Diretora-Geral do Consumidor, Ana Catarina Fonseca, elogiou o CIAC de Guimarães, considerando-o como sendo de "excelência". "Vimos a rede reforçada e refrescada. Uma rede de cooperação, de continuidade e de resiliência. No entanto, ainda temos um longo percurso a percorrer", afirmou Ana Catarina Fonseca sobre o Encontro, deixando elogios aos participantes.

Adelina Pinta, Vice-presidente da Autarquia, afirmou que o CIAC foi uma aposta do município de Guimarães. "É um órgão fundamental para Guimarães", frisou. A Vice-presidente referiu ainda que o Encontro serviu de "aprendizagem e de partilha de conhecimento", mostrando o desejo que os próximos Encontros sejam mais participados pelos CIAC's do país.

A cerimónia evocativa dos 30 anos do CIAC de Guimarães aconteceu esta quinta-feira e foi presidida pelo Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, João Torres, que falou da importância destes encontros para as políticas governamentais. "Hoje é mais importante do que nunca acompanhar as opções de consumo dos portugueses, pois são imprescindíveis para nós poder considerar a economia não só do lado da oferta, mas também do lado da procura", explicou o governante. 

João Torres sublinha ainda que os portugueses estão mais atentos ao desígnio da sustentabilidade. "Refiro-me aos desafios que nos convocam para a necessidade de políticas públicas que nos encaminhem para uma alimentação mais saudável, como me refiro para a necessidade de acompanharmos a economia circular e à mitigação do impacto ambiental das opções de consumo", concluiu.

quinta, 27 junho 2019 14:49 em Sociedade

Marcações: Centro de Informação Autárquico ao Consumidor de Guimarães

Imprimir