Edifício da ACIG à venda por 3,2 milhões de euros

A Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG) colocou à venda o seu edifício por um valor base de três milhões e 200 mil euros, através de negociação particular com prévia apresentação de propostas em carta fechada.

Esta decisão tem por objectivo evitar o encerramento da centenária instituição vimaranense.

As propostas devem ser remetidas ao Administrador Judicial provisório, entre os dias 1 e 23 de Agosto. Segundo o anúncio da venda, a sessão de abertura das propostas recebidas em carta fechada encontra-se agendada para o dia 26 de Agosto, pelas 10h00, na sede da ACIG, decorrendo até ao dia 31 de Agosto as diligências de negociação particular.

A venda tem como pressuposto o pagamento de 20% do valor efectivo com a adjudicação e os restantes 80% pagos no acto da escritura. Serão apenas aceites propostas de montante superior ao valor base. O eventual comprador fica obrigado a celebrar um contrato com duração de 30 anos e um leaseback com a ACIG ou contrato misto de arrendamento com opção de comprar para a instituição. 

Situado na Rua da Rainha D. Maria II, na União de Freguesias de Oliveira, S. Paio e S. Sebastião, o imóvel está classificado como sendo de interesse público desde 1977.

Com uma dívida superior a três milhões de euros e com um Processo Especial de Revitalização a decorrer no Tribunal de Guimarães, a ACIG defronta-se com graves problemas de tesouraria que explicam salários em atraso aos seus funcionários desde Fevereiro. 

Recorde-se que o Presidente da ACIG já assumiu o risco da instituição fechar as portas devido a problemas de tesouraria. São compromissos não apenas com os seus funcionários, mas também com a Segurança Social e a Autoridade Tributária.

Marcações: Guimarães, ACIG

Imprimir Email