Real Irmandade dos Santos Passos vai reabilitar antigo edifício do Colégio de Nossa Senhora da Conceição

O edifício onde já funcionou o Colégio de Nossa Senhora da Conceição vai ser reabilitado. Por iniciativa da Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos, um lar residêncial vai ser criado naquele imponente imóvel que está desactivado, localizado no Largo República do Brasil, no centro da cidade de Guimarães.
A decisão já está assumida pela Direcção daquela centenária Instituição. "O sonho já existe há muitos anos, mas só agora estão reunidas as condições para avançar com o projecto", adiantou António Monteiro de Castro, Provedor da Real Irmandade, entidade que possui um outro equipamento com a valência de lar de idosos no edifício contíguo.

"Será um lar com características ligeiramente diferentes do actual. Prevê-se que seja direccionado para dar resposta a utentes com outro perfil", acrescentou, fazendo questão de referir que a decisão de avançar para a requalificação daquele conjunto arquitectónico já está assumida.
"Trata-se de um projecto que contemplará a construção de 12 suites voltadas para o jardim do Largo República do Brasil (seis suites no rés-do-chão e seis no primeiro andar), bem como quartos individuais e quartos duplos", detalhou o dirigente, indicando que a capacidade total prevista será de 80 camas.
Neste momento, António Monteiro de Castro assinalou que a Real Irmandade dispõe de "um estudo prévio", estando a ser desenvolvido o projecto de arquitectura. "Estamos a contar que seja possível concluir a elaboração do projecto, o licenciamento da obra e lançamento do concurso para a execução durante este e o próximo ano", perspectivou, confiante de que a obra de beneficiação, requalificação e adaptação daquele imóvel para a nova função possa decorrer ao longo de 2021 e 2022.
"No final de 2022, esperamos que a nossa instituição tenha este novo equipamento a funcionar", salientou o responsável que, há 30 anos, exerce funções directivas na Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos, tendo acompanhado o lançamento e desenvolvimento de outros projectos como a reabilitação do edifício onde funciona o Lar dos Santos Passos e a construção das novas instalações do Colégio de Nossa Senhora da Conceição, em Candoso S. Tiago.

Reconhecendo que a "situação de degradação em que se encontra o edifício não deixa bem a Instituição", António Monteiro de Castro lembrou que a intenção de avançar com obras de beneficiação há muito foi assumida, decorrendo sucessivas tentativas para encontrar os meios financeiros imprescindíveis para empreender a obra. "Neste momento, várias circunstâncias juntaram-se para que seja possível dar este passo no sentido da reabilitação, num investimento que poderá atingir seis milhões de euros", apontou, ressalvando que a Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos "tem as contas equilibradas e não tem património para vender". "Todo o investimento que a Instituição venha a fazer tem de ser muito bem pensado, tem de ser objecto de financiamento e esse financiamento tem de ser assumido com responsabilidade, o que significa que temos de ter consciência de que será possível num determinado prazo garantir a amortização desse investimento", realçou Monteiro de Castro, sublinhando que o projecto de intervenção está a ser desenvolvido, porque "estão reunidas as condições e existe a confiança de que daremos seguimento à construção do edifício porque a Instituição reunirá os meios para fazer face ao avultado investimento".
"A Instituição está a dar os passos necessários porque está a acabar de amortizar um outro investimento - a construção do novo Colégio que obrigou a um investimento de 10 milhões de euros", continuou, observando que a área de construção do novo lar residencial abrangerá quatro a cinco mil metros quadrados, reabilitando o prédio existente e ocupando ainda uma área do recreio existente no imóvel cujas traseiras estão voltadas para a Rua Dr. José Sampaio.
"Estou convencido que vai ser um projecto bonito, que vai enobrecer esta zona da Cidade com a recuperação de um imóvel icónico e com uma função muito necessária. Vai agradar aos vimaranenses e aos Irmãos, porque temos consciência de que este é um quarteirão que tem uma grande visibilidade, tal como a igreja que emoldura o mais bonito jardim de Guimarães", manifestou o Provedor, afiançando que a Instituição já tem recebido pedidos de informação e manifestações de interesse de potenciais utentes desta nova valência que deverá ficar operacional em 2022.


quinta, 08 agosto 2019 11:43 em Sociedade

Marcações: Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

Imprimir