Vereador do PSD preocupado com aumento do número de animais errantes em Guimarães



O Vereador do PSD, Bruno Fernandes, mostrou-se preocupado com o "aumento do número de animais errantes" nas diferentes freguesias do concelho de Guimarães. Numa intervenção feita no período antes da ordem do dia, na última reunião do Executivo, o representante social-democrata declarou que numa visita recente ao Centro de Recolha Oficial (CRO) verificou "a sobrelotação, com o canil/gatil a acolher o triplo dos animais".

Reconhecendo a importância da ampliação prevista daquele espaço, Bruno Fernandes aproveitou para alertar que esse projecto poderá "não resolver", defendendo uma estratégia municipal para o acolhimento de animais de companhia.

Na reacção, o Presidente da Câmara realçou que o CRO existente em Guimarães é uma referência para os municípios da Comunidade Intermunicipal do Ave, recebendo animais de localidades que não possuem este tipo de serviços. Domingos Bragança garantiu que já levantou a questão na CIM do Ave, manifestando confiança que a ampliação do CRO, em Aldão, possa corresponder às necessidades de acolhimento de animais de companhia do Concelho.

No final da sessão, a Vereadora do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente realçou as novas funções do CRO, nomeadamente, o trabalho feito ao nível da esterilização de cães e gatos, indicando que o número de adopções tem subido consideravelmente e a articulação existente com a Sociedade Protectora dos Animais de Guimarães. Sofia Ferreira anunciou que, no próximo dia 4 de Outubro, Dia do Animal, irá realizar-se uma jornada de sensibilização para a adoção.


domingo, 15 setembro 2019 07:53 em Sociedade

Marcações: Domingos Bragança, Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, PSD de Guimarães, Bruno Fernandes, PSD

Imprimir