UMinho eleita melhor universidade da Europa em desporto universitário

A Universidade do Minho foi distinguida, com o prémio de «Melhor Universidade da Europa» em desporto universitário na década 2009–2019. A cerimónia de atribuição decorreu na Gala dos 20 Anos da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA), que se realizou em Aveiro.

O prémio galardoou o desempenho desportivo da UMinho, considerando os resultados obtidos em Campeonatos e Jogos Europeus Universitários. Recorde-se que a UMinho já havia conquistado o prémio de Melhor Universidade da Europa em 2013, tendo figurado no top 3 do mesmo ranking em mais cinco ocasiões (3ª posição em 2010 e 2ª em 2011, 2012, 2015 e 2016). A UMinho foi ainda considerada pela EUSA, em 2017, a Universidade Mais Ativa da Europa.

O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o presidente da AAUM, Nuno Reis, o administrador dos SASUM, António Paisana e o director do Departamento de Desporto e Cultura dos SASUM (DDC), Carlos Videira, estiveram presentes na gala para receber o prémio, uma distinção que enaltece a consistência dos resultados da UMinho no desporto universitário, confirmando o sucesso da aposta que tem sido feita ao longo dos últimos anos pelas sucessivas lideranças da Reitoria, dos SASUM e da AAUM.

Ao longo da última década, a UMinho conquistou inúmeras medalhas a nível europeu, esteve regularmente no top 3 do ranking da EUSA e foi uma das instituições com maior número de atletas envolvidos nos Campeonatos e Jogos Europeus Universitários.


Marcações: UMinho, desporto universitário

Imprimir Email