António Xavier homenageado pelo Infantário Nuno Simões

António Xavier foi surpreendido este sábado por uma homenagem de reconhecimento pela sua dedicação, na qualidade de dirigente ao longo de mais de duas décadas, do Infantário Nuno Simões.

A cerimónia começou com o descerramento de uma placa alusiva ao momento, colocada na entrada principal das instalações da Instituição. 

Rodeado de familiares,  amigos, funcionários e representantes de diferentes entidades vimaranense, António Xavier não conteve a emoção, agradecendo a inesperado tributo e fazendo questão de aproveitar a ocasião para realçar a “vaidade” que sentia por ver na assistência Fernando Alberto e António Emílio, “duas figuras que estão na base do Infantário”.

“Não era eu que merecia esta homenagem, eram estes dois senhores”, afirmou, partilhando algumas memórias da vida daquela Instituição, após ter descerrado a lápide com o seu nome, acompanhado pelo Presidente da Câmara, Domingos Bragança, e do Presidente da Direção do Infantário Nuno Simões, Ricardo Machado.

Já na sessão solene, realizada curiosamente no ginásio inaugurado em 2002 e que ostenta a designação – António Xavier -, o homenageado expressou palavras de gratidão pelas manifestações de apreço que recebeu e pelo resultado da missão que abraçou no Infantário Nuno Simões como em muitas outras instituições do Concelho. “Foi um privilégio ter a possibilidade de acompanhar o cidadão desde os seus primeiros passos, na descoberta pelo mundo... Esse percurso inicia-se no infantário! Em diferentes instituições tive a felicidade de ver as diferentes etapas da vida do ser humano e sentir que devemos dar graças por aquilo que somos”.  “Sempre procurei fazer algo pelo próximo e procurar a igualdade do ser humano”, acrescentou.

O Presidente da Direção do Infantário Nuno Simões destacou a responsabilidade do legado deixado por António Xavier, “um vincado rasto que assinala o caminho certo a prosseguir e que, futuramente, irá ser o trilho que vamos procurar pisar”. “Porque consigo nos queremos assemelhar”, indicou Ricardo Machado, citando Virgílio, “enquanto os rios corram, os montes façam sombra e no céu haja estrelas, deve durar a memória do bem recebido na mente do homem grato”.

No seu discurso, o Presidente da Câmara de Guimarães elogiou “a disponibilidade, o modo de ser e  carácter” de António Xavier. “É um homem bom, tranquilo, sereno, bem disposto, afável e afectuso, que permite criar pontes, unir, fazer convergências, e depois como resultado as obras aparecem concretizadas”, descreveu Domingos Bragança.

sábado, 05 outubro 2019 16:06 em Sociedade

Imprimir