Trabalhadores do Grupo KYAIA manifestam-se contra prolongamento de horário de trabalho diário

Os trabalhadores do Grupo KYAIA vão concentrar-se esta quinta-feira, no Largo do Toural, para se manifestarem contra o prolongamento do horário de trabalho diário em 20 minutos, totalizando mais 1 hora e 40 minutos às habituais 40 horas semanais.
O Sindicato do Calçado do Minho e Trás-Os-Montes acusa a Administração do Grupo do Calçado Fortunato-KYAIA de "violar as normas do Contrato Colectivo de Trabalho", impondo "de forma ilegal duas pausas de 10 minutos, prolongando o horário de trabalho".


"Perante a prepotência da Administração, a esmagadora maioria dos trabalhadores das empresas de Guimarães e Paredes de Coura lutam desde o dia 7 de Outubro, não fazendo as duas pausas diárias. Como represália, o patrão no final do mês reduziu-lhes o salário e não justificou o tempo das pausas diárias", pode ler-se no comunicado do Sindicato que deixa ainda o "apelo à participação" dos trabalhadores de outros sectores, em "solidariedade" com os colaboradores do Grupo KYAIA.
Segundo a sindicalista Aida Sá, são esperados cerca de 300 colaboradores das empresas do Grupo KYAIA sediadas em Guimarães e Paredes de Coura.

Contactada pelo Grupo Santiago, a Administração da KYAIA recusou-se a prestar declarações.


quinta, 14 novembro 2019 09:14 em Sociedade

Marcações: Kyaia

Imprimir