Avatar de Língua Gestual Portuguesa chega ao site do Município de Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães dispõe de uma nova tecnologia, com o objectivo de incrementar acessibilidade às plataformas WEB do Município. Ao assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, esta sexta-feira, 15 de Novembro, é implementado o “Avatar de Língua Gestual Portuguesa” no site do Município de Guimarães (www.cm-guimaraes.pt).

Trata-se de uma tecnologia pensada, em particular, para ajudar as pessoas com deficiência ao nível da comunicação. Segundo as estatísticas, em Portugal existem mais de 115 mil pessoas com deficiência auditiva, dos quais 30 mil são considerados surdos e que cerca de 80% dos surdos têm uma educação insuficiente ou problema de literacia, fazendo com que apenas 2.5% dessas pessoas tenham capacidade de leitura condizentes com a idade.

O vereador da Divisão de Sistemas Inteligentes e de Informação, Ricardo Costa, destaca a preocupação em “modernizar os serviços para servir mais e melhor o cidadão”. O Vereador da Câmara de Guimarães espera que “com esta iniciativa inovadora ajudar a quebrar barreiras. Mais uma vez Guimarães está na linha da frente do que melhor se faz, apresentando uma solução inovadora e inclusiva, o portal do Município de Guimarães como o primeiro site autárquico que disponibiliza um avatar de Linguagem Gestual Portuguesa que faz tradução automática de todos os textos”, sublinhou.

Para experimentar esta nova funcionalidade, o utilizador deve sublinhar o texto pretendido e clicar no ícone da barra de ferramentas, do lado direito do site.

Marcações: Sociedade, Avatar de Língua Gestual Portuguesa

Imprimir Email