Guimarães acolhe este domingo duas caminhadas solidárias

Este domingo chega ao fim em Guimarães o programa que assinala o Dia Mundial da Diabetes, com uma caminhada. Novais de Carvalho do ACES do Alto Ave diz que em Portugal há cerca de 1,5 milhões de diabéticos e salienta as graves consequências de uma doença cuja prevenção passa por alimentação equilibrada e exercício físico.

A «Caminhada contra a Diabetes» tem início no Largo do Toural, às 10h30. Trata-se de uma acção é desenvolvida pelo núcleo hospitalar da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do Hospital da Senhora da Oliveira em coorganização com a Câmara Municipal de Guimarães, ACES do Alto Ave e o Lions Guimarães.

Ainda neste domingo realiza-se uma caminhada solidária «Pela Mariana», uma adolescente vimaranense residente na freguesia de S. Tiago de Candoso a quem foi diagnosticado, aos 14 meses de idade, o Síndrome de Rett. 

O Presidente da União de Freguesias de Candoso S. Tiago e Mascotelos, Guilherme Abreu, fala numa iniciativa solidária, cujo objectivo é ajudar a angariar os fundos necessários para que a Mariana possa ter uma cadeira de rodas.

O custo da cadeira de rodas ronda os sete mil euros e a caminhada solidária tem por objectivo angariar fundos para comprar uma cadeira de rodas de posicionamento basculante encartável. Os participantes são convidados a oferecer tampinhas de garrafas plásticas e ficarão habilitados ao sorteio de uma camisola autografada do Vitória, vouchers de alimentos e de um jantar para duas pessoas.

A caminhada tem início às 9h00, na Rua de S. Tiago, daquela freguesia.

Marcações: caminhada , Dia Mundial da Diabetes, Pela Mariana

Imprimir Email