VÍDEO: Vimaranense 'adoptada' comemorou 100 anos

Chama-se Carmen Rocha e comemorou hoje 100 anos. Carmen Rocha vive no centro da cidade de Guimarães, na freguesia de Oliveira do Castelo. É poveira mas vive em Guimarães desde 1943 depois do vimaranense António Rodrigues Rocha ter conquistado o seu coração quando tinha 24 anos.

"O meu marido era oficial do Exército no quartel da Póvoa de Varzim como o meu pai que promovida em casa uma reuniões de amigos a que ia o meu marido. A partir de certa altura começou a «arrastar a asa» e acabou por se declarar a mim e depois ao meu pai a quem pediu a minha mão. O meu pai respondeu que fazia muito gosto que fosse seu genro", afirmou Carmen Rocha.

Cerca de 80 anos depois, Carmen Rocha assume-se de coração dividido entre a terra que a viu nascer e aquela que a acolheu após o matrimónio.

"Guimarães era na altura uma terra diferente da Póvoa de Varzim", mais conservadora, segundo Carmen Rocha.

"Quando ia ao café com o meu marido as pessoas ficavam a olhar pois nessa altura não era normal as mulheres frequentarem o café", recorda. 

Mas os tempos passaram e hoje "os meus amigos" estão em Guimarães.

Diz ter tido uma infância "muito feliz" e lamenta não ter cumprido o desejo de tirar o curso de professora.

"Já depois de casar o meu marido pretendeu que fosse tirar o curso mas optei por ficar em casa a cuidar dos filhos", afirmou.

Ao longo da sua vida Carmen Rocha assistiu a muitas mudanças da sociedade que acompanhou com curiosidade. Porém, estava longe de imaginar que um dia iria usar telemóvel.

Quando recorda o seu percurso de vida, lamenta que hoje não se consiga fazer amigos como antigamente.

"A grande diferença que registo é que antigamente havia mais amizade e hoje não me parece que seja assim. Acho que os jovens têm muita liberdade e antigamente havia mais regras e respeito. Pessoalmente, não tenho razões de queixa dos meus filhos que nunca me deram qualquer desgosto", disse Carmen Rocha.

No dia em que celebra os seus 100 anos, Carmen Rocha considera-se uma mulher "feliz" e revela o desejo que crer andar neste mundo "mais uns aninhos".

Carmen Rocha comemorou 100 anos na passada quarta-feira mas foi no sábado que teve a melhor prenda de aniversário quando teve a família à sua volta: cinco filhos, seis netos e seis bisnetos.

quarta, 20 novembro 2019 18:18 em Sociedade

Imprimir