Misericórdia ganhou atribuição de financiamento pelo Fundo Rainha D. Leonor



O Fundo Rainha D. Leonor, instituído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas, atribuiu à Santa Casa da Misericórdia de Guimarães um financiamento no valor de 20.935 euros para recuperação de pinturas e retratos da galeria de benfeitores da instituição vimaranense.

A tranche inicial de 6.280 euros já foi entregue à Santa Casa da Misericórdia de Guimarães numa cerimónia realizada em Lisboa, onde foram assinados os vários contratos de financiamento do Fundo Rainha D. Leonor atribuídos este ano.

A acção de restauro será levada a cabo durante o próximo ano e tem duração prevista de 12 meses. O projecto passará ainda pela reconstituição da antiga galeria de retratos que existia na entrada principal do antigo Hospital da Misericórdia - Convento dos Capuchos, à qual se pretende associar uma função didáctica, pois à galeria dos benfeitores estará associada investigação histórica das benfeitorias de cada um dos retratados.
No âmbito do projecto, está em preparação o procedimento concursal com vista ao restauros das pinturas a óleo sobre tela, e à escolha das molduras a utilizar, pois a grande maioria dos retratos encontram-se nas reservas do Percurso Museológico sem moldura.



Marcações: Santa Casa da Misericórdia , Fundo Rainha D. Leonor

Imprimir Email