Festival Internacional de Guitarra de Guimarães começa este sábado



Começa este sábado a sexta edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães.
O italiano Aniello Desiderio sobressai num programa com 10 concertos, masterclasses e o concurso para músicos emergentes, que começa este sábado. 

O Festival Internacional de Guitarra de Guimarães ocupa a quadra natalícia vimaranense pelo sexto ano consecutivo, prolongando-se até ao dia 29 de Dezembro, com espectáculos a partir do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), do Conservatório de Guimarães e do Paço dos Duques de Bragança.

A Cidade-Berço vai aconchegar num só evento o "virtuosismo" de Aniello Desiderio, o flamenco do quinteto de David Carmona e a juventude de Mateusz Kowalski, sem esquecer nomes emergentes em Portugal, como o Duo Sirius (Diogo João e Márcio Silva) e Francisco Luís.
Oriundos do programa de intercâmbio Eurostrings, Pablo Menéndez, Cassie Martin, Pavel Ralev, Maja Karlj e Bruno Pino Mateos completam o leque de concertos. Mas o FIGG é também sinónimo de masterclasses – aulas para alunos do ensino artístico especializado que podem ser assistidas pelo público - e a sexta edição não é excepção, com nove sessões. Entre os “professores”, encontram-se guitarristas com concerto marcado para este ano, como Aniello Desiderio, mas também presenças em edições passadas, como Dejan Ivanovich.

Já o Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Guimarães nasceu com o festival, em 2014, e vai realizar-se novamente; a categoria júnior desenrola-se logo no primeiro dia, 21 de Dezembro, enquanto as categorias seniores (F e G) têm palco nos dias 27 e 28, no CCVF. As provas vão acolher guitarristas da Europa, mas também da China, e de países do outro lado do Atlântico, como México, Equador e Brasil e Estados Unidos da América.

"A 6ª edição do Concurso Internacional será a edição mais internacional e participada de sempre. São pelo menos 100 guitarristas, oriundos de países como Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Arménia, Tailândia, Perú, Estados Unidos, Irão , China, Coreia do Sul, Equador, Brasil e México, que estarão presentes nos dias 21, 27 e 28 de Dezembro no Centro Cultural Vila Flor", referiu o director artístico, Nuno Cachada.

A sexta edição do FIGG é organizada pela Sociedade Musical de Guimarães, com coprodução d'A Oficina e direcção artística de Nuno Cachada. Conta ainda com o apoio do Município de Guimarães, Programa Mostra de Espanha 2019 e Programa Europa Criativa da União Europeia.


Marcações: Guimarães, Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, guitarra

Imprimir Email