Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro homenageado na inauguração do Centro Pastoral de Prazins Santa Eufémia

O Centro Pastoral de Prazins Santa Eufémia, em Guimarães, foi inaugurado este sábado com uma homenagem ao Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro. O homenageado esteve presente na cerimónia que contou ainda com as presenças do Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, do Padre Manuel Faria, Pároco da Freguesia.

Na cerimónia, o Presidente da Câmara enalteceu a “dinâmica excecional da freguesia” e dirigiu as suas primeiras palavras a D. Manuel Monteiro de Castro em sinal de gratidão, sendo o principal benfeitor desta obra e um dos impulsionadores do projecto. Respeitando a origem do novo edifício, no âmbito da doutrina da Igreja, Domingos B anunciou o apoio financeiro da Câmara Municipal através de um protocolo que permitirá o uso do espaço para as actividades da comunidade.

O edifício está localizado na centralidade da freguesia Prazins Santa Eufémia, com uma área de cerca de 600 m2, dividido em dois pisos, com cinco salas para darem resposta a vários tipos de eventos e com um orçamento a rondar os 250 mil euros.

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, destacou que novo Centro Pastoral é um espaço que “unifica a comunidade” e lembrou que no passado “tudo estava no espaço da igreja” no âmbito das várias actividades.
O Padre Manuel Faria destacou a concretização de um “sonho” que “nasceu na comunidade” e manifestou que esta “é uma obra que fica para todos”, expressando a vontade de “fazer com que este lugar seja um espaço para a juventude e assim ficarem mais próximos da igreja”.

Natural de Santa Eufémia de Prazins, Guimarães, onde nasceu a 23 de Março de 1938, o Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro abraçou a vida eclesiástica, num percurso que começou quando entrou no Seminário em Outubro de 1948. Anos mais tarde, na altura com 18 anos, tomou a decisão de abraçar a vocação do sacerdócio, tendo cursado Humanidades, Filosofia e Teologia nos Seminários Arquidiocesanos de Braga. A 9 de Julho de 1961, na Capela do Seminário Conciliar de Braga, D. Manuel Monteiro de Castro foi ordenado sacerdote e, ainda no mesmo ano, partiu para Roma, com o objectivo de estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade Gregoriana. Concluído o seu doutoramento em Direito Canónico, depressa veio a ocupar o cargo de advogado junto do Supremo Tribunal Eclesiástico.

Em princípios de 2000, foi nomeado Núncio Apostólico (Embaixador da Santa Sé) em Espanha. Tinha-se já destacado em muitas e difíceis frentes como um diplomata que trabalhou “em defesa dos mais fracos” com elevado mérito e reconhecidas realizações, incluindo em contexto de guerra, na luta pela garantia dos Direitos Humanos e da Paz.

Em 2009, foi nomeado Secretário da Congregação dos Bispos, um dos cargos mais elevados da hierarquia do Vaticano.

O mundo do conhecimento e de realidades tão diversas que teve oportunidade de contactar e a formação adquirida em Direito Canónico e Diplomacia, distanciaram-no de um seu primeiro desejo de estudante: ser pároco de aldeia. Efectivamente, no culminar de um distinto percurso na vida eclesiástica, haveria de ser apresentado pelo Papa Bento XVI, em 2012, na Cidade do Vaticano, como novo Cardeal Português em Roma.

*Fotos e excertos do texto publicado na página da internet do Município de Guimarães

sábado, 21 dezembro 2019 20:49 em Sociedade

Marcações: homenagem, Cardeal D. Manuel Monteiro de Castro, Centro Pastoral de Prazins Santa Eufémia

Imprimir