Associação Vimaranense de Hotelaria admite que 2019 foi ano de "altos e baixos"



A Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) admite que 2019 foi um ano de "altos e baixos", onde "ficou patenteado o problema de sazonalidade" que se verifica no sector de restauração e de hotelaria.

Nesse sentido, Ricardo Silva, presidente da AVH, assegura que a posição da Associação "foi sempre de alerta" para a problemática e numa "tentativa de inversão da mesma". "O diálogo com as entidades competentes foi praticamente inexistente durante 2019, mas o ano terminou da melhor forma com diálogo permanente com o Município de Guimarães no sentido de atacar os problemas no sector de restauração e de hotelaria", refere.

Ricardo Silva adianta que o desejo da Associação para 2020 é que se "mantenha esta forma de actuar" durante "todo o ano" para "de uma vez por todas conseguirmos catapultar o comércio de forma geral"."Temos reuniões quinzenais com a Câmara para adaptar algumas medidas de dinamização do comércio de Guimarães, bem como estamos em diálogo com outras entidades cidades. Estamos convictos que esta forma de actuar vai dar frutos".

Sem querer revelar muito das medidas que possam assegurar os seus objectivos, a Associação garante que está ser levado a cabo um "trabalho exaustivo" para reverter o problema identificado, mas uma das medidas pode passar pela libertação do trânsito automóvel de algumas artérias da cidade.

O presidente da Associação acrescenta ainda que a estratégia de futuro passa por não direccionar atenções para o turismo internacional e centrar atenções para os vimaranenses e das proximidades. "É nosso desejo que os vimaranenses usufruam da sua cidade. E porque não atacar os mercados próximos? São objectivos delineados e esperamos chegar a um bom porto", conclui.


Marcações: Guimarães, Associação Vimaranense de Hotelaria

Imprimir Email