Tramway para revolucionar a mobilidade colectiva em Guimarães

O Auditório da Universidade do Minho vai acolher, na sexta-feira, dia 10, pelas 21h30, uma sessão sobre a mobilidade colectiva, num debate público com o foco principal a implementação dos tramways, veículos urbanos que se deslocam sobre carris, que já actuam em diversas cidades em todo o mundo. 

Na sessão da UMinho, organizada pela Associação de Jovens Empresários de Guimarães (AJEG), será abordada esta proposta tanto para o centro da cidade como para ligações intercidades, como uma alternativa para os problemas de mobilidade, trânsito e descarbonização. Para Rogério Mota, da AJEG, esta é uma solução "muito válida para Guimarães e para outras cidades similares".  

"Esta é uma solução de mobilidade colectiva amiga do ambiente e da sociedade, e que é válida para resolver um problema global, ou seja, a mobilidade, as alterações climáticas, os problemas de trânsito e viver a cidade. Os municípios fazem grandes investimentos em equipamentos urbanos, mas nas cidades médias, como é o caso de Guimarães, não são utilizados porque a estratégia não está montada nesse sentido. Fazendo prova a algumas cidades Europeias, como por exemplo, Avignon, em França, esta é uma boa solução que merece ser conversada", explicou Rogério Mota.

O empresário acrescenta que "quando se trata de salvar o planeta, a questão financeira terá de ficar para segundo plano, sem querermos ser loucos". "Os valores que são conhecidos não são valores desajustados da nossa realidade. No que diz respeito ao número de utilizadores para tornar a solução economicamente viável não há certezas, mas acreditamos que com o média superior a 20 mil utilizadores a questão deve ficar resolvida. Agora, é muito incerto e insensato validar uma solução destas só pela questão financeira, pois isto é histórico. Não há nenhuma cidade em Portugal com esta solução", afirma Rogério Mota, salientado ainda que "não queremos pensar daqui a alguns anos que já devíamos ter falado desta situação".

A AJEG refere que está "convocada" para a conversa toda a sociedade, incluindo empresários, escolas e a classe política. "Quando todos debatemos sobre um assunto, a margem de erro será certamente menor", frisa.

Marcações: Sociedade, tramway, Associação de Jovens Empresários de Guimarães

Imprimir Email