VÍDEO: Pais apresentam Yaggen, a bebé do ano 2020 em Guimarães

A pequena Yageen já está em casa, rodeada do carinho e da atenção dos pais, um jovem casal oriundo do Sudão e que deseja continuar a viver em Guimarães. A menina foi a primeira bebé a nascer no ano de 2020 no Hospital da Senhora da Oliveira, ostentando a naturalidade vimaranense.

O pai é Ayoub Ahmed, de 27 anos, e a mãe Amal Ibrahim Awad Hassan, de 22 anos. Residem na Rua da Arcela e foi precisamente na sua casa que mostraram à reportagem do nosso jornal a Yageen, a primeira filha.
Não escondendo a mistura de emoções, de alegria e de preocupação, o pai é o simpático anfitrião, naturalmente embevecido perante a maravilhosa magia do rosto tranquilo da bebé.

Ayoub Ahmed chegou a Portugal no dia 25 de Maio de 2016, estando a ser acompanhado pelo projecto «Guimarães Acolhe». A companheira veio depois ao seu encontro. Ele expressa-se com bastante facilidade em português, recorrendo à ajuda das aplicações disponíveis no telemóvel sempre que precisa de saber o significado de uma palavra mais difícil de compreender. A companheira ainda não fala português.
O nascimento da Yageen reforça a esperança do casal poder continuar a viver em Guimarães. Ayoub está integrado na comunidade e trabalha numa empresa de serralharia, em Penselo. "Gosto muito de viver aqui, tenho muitas pessoas amigas e só quero ter oportunidade de continuar com a minha família", afirmou, fazendo questão de aproveitar a oportunidade para dizer: "Obrigado a todos, por tudo o que fizeram pela minha filha e pela minha mulher! Aos enfermeiros e médicos do Hospital da Senhora da Oliveira! Às pessoas da Câmara Municipal, em especial à Dra. Paula e ao Presidente que gostava que conhecesse a menina".
Sempre ao lado de Amal, jovem mãe ternurenta visivelmente feliz, Ayoub procurava traduzir as declarações que prestava recorrendo às palavras que conhece em português: "Este é o meu tesouro, a minha filha e a minha mulher".
A primeira filha do casal nasceu a 1 de Janeiro, precisamente o dia de aniversário de Ayoub, levando-o a observar que "a bela coincidência" jamais será esquecida e constitui um incentivo para continuar a lutar pelo bem-estar da sua família. "Não é fácil estar longe do sítio onde nascemos e crescemos. Tenho o meu trabalho, mas nesta fase não posso deixar a minha mulher sozinha com a menina, porque ela não fala português e preciso de acompanhá-las nas consultas e em tudo aquilo que for necessário. É uma responsabilidade muito grande! A minha filha é linda, não é?!", comentou, ao contemplar o 'tesouro' que, durante a visita, manteve-se em silêncio.

Nasceu no dia de aniversário do pai

Yageen nasceu às 11h56, no dia 1 de Janeiro, de parto normal, às 37 semanas de gravidez.
No registo conta que pesava 3 quilos e 300 gramas e media 48 centímetros.


Marcações: bebé do ano

Imprimir Email