VÍDEO: Desnivelamento da rotunda de Silvares desatou o nó

É o início oficial no terreno da obra de desnivelamento da rotunda de Silvares.

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou esta manhã a obra, numa cerimónia realizada no salão nobre do Município de Guimarães. Com um prazo de execução de 355 dias, a empreitada compreende o desnivelamento das vias esquerda e separador central da EN 206, entre o nó da auto-estrada e a Variante de Creixomil, por forma a permitir que o tráfego de passagem possa evitar o atravessamento pela rotunda de Silvares. O acesso à rotunda existente é mantido através das vias e bermas direitas.

O Vice-Presidente do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal, José Serrano Gordo, começou por lembrar que esta obra foi um "compromisso do Governo" e lembrou os objectivos passam por "reduzir o tempo de percurso e melhorar as acessibilidades". "Com isto, o objectivo é fomentar o crescimento econômico e potenciar o emprego", disse. 

 

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, falou de um "momento importante" para Guimarães e de uma obra "muito desejada" para a cidade. "É uma obra que vai resolver um constrangimento muito grande na entrada e saída da cidade".

Reconhecendo que a obra irá causar transtornos, Domingos Bragança explicou que a Autarquia tem um plano para "mitigar" as dificuldades que serão sentidas pelos automobilistas de uma empreitada  que terá um prazo de execução de 355 dias, sendo certo que não vão ser cortadas as acessibilidades durante a obra. "Como é uma zona central, a Câmara terá de arranjar soluções para mitigar este transtorno enquanto a obra não estiver concluída". 

O desnivelamento de Silvares é a primeira fase da obra de ligação ao Avepark, sendo que a está a decorrer o estudo de impacto ambiental necessário para a construção da via dedicada, num investimento de cerca de 18 milhões de euros, estando garantido o financiamento do Governo. "O projecto está elaborado e depois entrará a concurso. O valor da obra estabelecido com o Governo e a IP é de 13 milhões de euros, mas realmente andará por volta dos 18 milhões de euros porque os terrenos são da responsabilidade da Câmara, tal como a ecovia e o percurso pedonal. O que significa que o valor acresce 5 milhões de euros, mas é um bom investimento", acrescentou.  

Domingos Bragança terminou a sua intervenção lembrando que o piso da variante de Creixomil não se encontra nas melhores em condições e recordou que a Câmara está a trabalhar no projecto de desnivelamento no Salgueiral, concretamente na rodovia de covas.

Marcações: desnivelamento, rotunda de Silvares

Imprimir Email