Justiça social esteve em debate na Biblioteca Municipal Raul Brandão

«Justiça social: criação de um sentido de comunidade» foi tema de debate realizado esta quarta-feira na Biblioteca Municipal Raul Brandão. Foi uma iniciativa promovida pelo Centro Social da Paróquia de Polvoreira, com moderação de Ernesto Machado.

Na sua intervenção, a vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Guimarães salientou que "não há justiça social sem igualdade de oportunidades".
"Promover justiça social é uma tarefa diária de todos e um trabalho sem fim para o qual o Município de Guimarães dá o seu contributo em articulação e em rede com variadas instituições do Concelho", salientou Paula Oliveira.
Aquela responsável enumerou os diversos serviços e projectos existentes no Concelho fruto da "opção política do Município" e que procuram especialmente promover a "inclusão social, corrigindo assimetrias sociais e promovendo o desenvolvimento local e, por essa via, combater a pobreza".
"Não há justiça social quando um cidadão não tem acesso a bens essenciais, como são a saúde, a educação e a justiça, entre outros", destacou.

Do trabalho social realizado em Guimarães, Paula Oliveira destacou a atribuição de 60 mil euros para bolsas de estudo que beneficiam cerca de 300 famílias, mais 60 mil euros para o Cartão ABER que atribui medicamentos a população idosa carenciada e cerca de 400 mil euros/ano, para diversos projectos sociais no âmbito do Orçamento Participativo.

O sociólogo António Batista destacou que na perspectiva da justiça social, mais do que igualdade é necessário construir uma sociedade onde haja equidade.
E se sempre houve comunidade, António Batista destaca que em pleno século XXI, a comunidade assume um objectivo bem diferente daquele que se verificava no passado.
"Ao construirmos uma comunidade não devemos olhar para o passado. Hoje as comunidades constroem-se com a preocupação de projectar o futuro e daí a importância de um trabalho em rede por parte de todas as entidades intervenientes", destacou.
"Uma comunidade constrói-se com um projecto que promove uma identidade partilhada a partir de uma experiência e um interesse comum", acrescentou.


Marcações: Justiça social , Centro Social da Paróquia de Polvoreira

Imprimir Email