Elevação a Basílica promete dar mais brilho à Feira dos 27 em S. Torcato

A elevação do Santuário a Basílica vão marcar os festejos deste ano da tradicional Feira dos 27 em S. Torcato.
O programa começa às 10h00 com eucaristia solene e cerimónia oficial de elevação do Santuário à dignidade de Basílica. Uma hora depois, vai proceder-se à inauguração de equipamentos edificados pela Irmandade de S. Torcato, nomeadamente via sacra e elevador panorâmico. Às 11h30, realiza-se uma visita à Feira dos 27.

O programa terminará na sexta-feira, com um concerto comemorativo, pela Orquestra do Norte, com início às 21h30.

A Feira dos 27 é uma organização secular da Irmandade de S. Torcato. Os festejos realizam-se amanhã, atraindo à vila vimaranense milhares de pessoas, sobretudo produtores de gado provenientes das mais variadas localidades do norte do País, que participam num concurso pecuário.
As festividades contemplam, para além da realização de concurso pecuário, a bênção do gado.
Ainda durante a tarde, a partir das 14h30, haverá a actuação dos grupos folclóricos da Vila, o Grupo Folclórico de S. Torcato e o Grupo Folclórico da Corredoura. O programa incluiu ainda cantares ao desafio e uma garraiada à minhota.

Estas festividades "são um exemplo da materialização de uma fé e de um fervor em torno de S. Torcato - o Santo do Povo, mantendo a sua singularidade e o seu fervor religioso, de uma terra que continua a ser um dos maiores centros de religiosidade de todo o norte de Portugal".
Segundo a Mesa da Irmandade de S. Torcato marcarão presença nos festejos representantes do Parlamento Europeu, Assembleia da República, académicos, representantes de instituições religiosas e civis de Guimarães.


Marcações: S. Torcato, basílica , Feiras dos 27

Imprimir Email