VÍDEO: Santuário de S. Torcato elevado à categoria de Basílica concretiza um sonho

É um marco histórico na devoção a São Torcato. O Santuário foi elevado à categoria de Basílica, numa cerimónia presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, que coincidiu com o dia do santo e com a Feira dos 27.
A declaração do Vaticano já tinha sido anunciada, mas foi oficializada durante a celebração litúrgica que em que foi atribuída "honra de Basílica" ao templo, num momento que mereceu aplausos dos fiéis e que contou com a presença de representantes de diferentes entidades.

Para a Irmandade de São Torcato, esta data especial está associada à concretização de um sonho.

Em dia de festa foram inauguradas as estações da via-sacra que liga a Basílica à igreja matriz de São Torcato, bem como o novo elevador que torna mais acessível o acolhimento dos devotos. Obras materiais e imateriais que não param, fazendo jus à tradição.
O concurso pecuário é uma das manifestações mais concorridas da secular Feira dos 27 e contou com a participação dos criadores de gado bovino de diferentes localidades da região. Uma paixão pelos animais das raças galega e barrosã que desfilaram no recinto e foram depois distinguidos com os tão apetecidos prémios do concurso pecuário de São Torcato.

As comemorações terminam amanhã, sexta-feira, com um concerto comemorativo de elevação do Santuário a Basílica pela Orquestra do Norte, pelas 21h30.


quinta, 27 fevereiro 2020 15:59 em Sociedade

Marcações: S. Torcato, basílica

Imprimir