150 pessoas envolvidas no simulacro de explosão e incêndio no campus de Azurém da Universidade do Minho

Tudo não passou de uma simulação, mas serviu para testar a capacidade de resposta em caso de uma ocorrência real. Cerca de 150 pessoas participaram esta segunda-feira no simulacro de explosão e incêndio no edifício 8 (Laboratório de Geografia Física), no campus de Azurém, da Universidade do Minho.

"Eram 10h00 quando esta manhã tocou o alarme de incêndio do edifício 8 do campus de Azurém da Universidade do Minho. Onze minutos depois soavam as sirenes dos primeiros carros de bombeiros. Por essa altura, já os seguranças do campus tinham evacuado o edifício e retirado os feridos graves da zona de fumo. Era apenas um simulacro de incêndio, mas no local estiveram todos os meios de socorro necessários a uma situação real", refere o Instituto de Ciências Sociais, em comunicado, indicando que foram mobilizados quatro carros de combate a incêndio e quatro ambulâncias dos Bombeiros de Guimarães e das Caldas Taipas, tendo a operação contado com o envolvimento da PSP, Polícia Municipal e Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara de Guimarães.

A iniciativa teve como objectivo assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil e promover um exercício de formação prática que envolveu 50 estudantes da Licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território. "Houve fumo, muitos metros de mangueira e projeção de água, socorro a vítimas transportadas em ambulâncias e evacuação de dois edifícios. No total, estiveram envolvidas cerca de 150 pessoas nesta prova de segurança", precisa o comunicado.
A operação foi preparada pelos estudantes, sob a coordenação de António Bento Gonçalves e António Vieira, docentes do Departamento de Geografia, e de Óscar Cruz, responsável pelo Serviço de Higiene e Segurança no Trabalho da Universidade do Minho.

A ideia era testar todas as medidas de autoproteção. No final, António Bento Gonçalves considerou que a operação “passou no teste, quer em termos de timings quer em termos da atuação de todos os agentes de proteção civil”.
Inédita em universidades públicas de Portugal Continental, a Licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território foi lançada no ano letivo 2018/2019 com o objetivo de promover formação especializada, inclusive para aqueles que já trabalham no terreno.

Marcações: Protecção Civil, Simulacro

Imprimir Email